terça-feira, 23 de abril de 2013

ESTUDO 04 - ININGA: ANÁLISE ARQUITETÔNICA DE EDIFÍCIO INSTITUCIONAL


DISCIPLINA: LEITURAS DA ARQUITETURA E DA CIDADE | CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO | CT | UFPI 
EQUIPE DE PESQUISA: ARETHA IAMARA |HONEY VARÃO| JÉSSICA MARIA| LUÍZA LUZ| RÔMULO GOMES
PROFESSORA ORIENTADORA Drª.: ALCÍLIA AFONSO | KAKI

Clínica Remédios Lages

Croqui por: Jéssica Maria, 2013.
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho trata do estudo arquitetônico e urbanístico de um prédio institucional localizado no Bairro Ininga, a Clínica Remédios Lages. Tem por objetivo realizar análise arquitetônica do objeto em questão através da observação de material projetual e fotográfico.

FICHA TÉCNICA

Autor do projeto: Fabrício Cardoso Jung Batista
Data do projeto: Janeiro/2011
Proprietário: Remédios Lages
Localização: Rua Visconde de Parnaíba, Ininga, Teresina, Piauí, Brasil
Ocupação: Prestação de serviços médicos
Área:
Terreno: 960m²
Total Construído: 695,46m²
Térreo: 122,81m²
Pavimento Superior: 185,15m²
Altura:
Pé direito: 3m
Total: 7,30m

ANÁLISE TIPOLÓGICA

A construção analisada, anteriormente constituía uma residência, e desse modo teve que passar por várias modificações para tornar-se clínica, sendo uma delas a reforma realizada no início de 2012, voltada para ampliação.
A transformação tipológica ocorrida é parte do processo de descentralização de serviços que tem ocorrido na cidade. Antes, a área de comércio e prestação de serviços restringia-se à parte central da cidade, e tratando sobre saúde, o polo de saúde, localizado perto da Av. Miguel Rosa e da Rua Pires de Castro concentrava quase todas as clínicas e hospitais.
Há alguns anos, com a expansão da área urbana e a supervalorização de terrenos na Zona Leste, muitos empresários atentaram para o público que poderiam alcançar nessa área nobre e implantaram seus serviços.
Assim, a zona leste possui serviços variados, como gastronomia, casas noturnas, escolas, lojas de vestuário e acessório. Por conta disso é que a clínica existe, para suprir a necessidade dos moradores, sem que precisem deslocar-se até o centro para dispor de serviços médicos.
Essa transformação tipológica de residência para clínica é um fator importante de mudança da paisagem urbana, pois na região, que costumava ser ocupada apenas por residências, agora existem diversos prédios, que exigem mais estrutura do que uma habitação familiar, e por isso promovem uma mudança em relação à paisagem urbana anterior, que costumava ter menos movimento, mais tranquilidade.

MATERIAL DE PROJETO







Autoria: Fabrício Jung. Tratamento de imagem por editoração: Honey Varão, 2013.

ANÁLISE FOTOGRÁFICA














Autoria: Aretha Iamara e Jéssica Maria, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário