segunda-feira, 15 de abril de 2013

ESTUDO 03 - ININGA: ANÁLISE ARQUITETÔNICA DE EDIFÍCIO INSTITUCIONAL



DISCIPLINA: LEITURAS DA ARQUITETURA E DA CIDADE | CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO | CT | UFPI 
EQUIPE DE PESQUISA:  AMANDA ALVES | CÂNDIDA BARBOSA | CÁSSIO DUARTE | ISADORA VIEIRA | MARÍLIA COELHO | RAFAEL SOARES
PROFESSORA ORIENTADORA Drª.: ALCÍLIA AFONSO | KAKI
Croqui vetorizado. Autor: Rafael Soares

APRESENTAÇÃO


O Bairro Ininga, localizado na Zona Leste de Teresina, passou por diversas transformações desde sua ocupação. Das fazendas e cerâmicas até o campus universitário e residências, atualmente começam a surgir construções institucionais. Multiplicam-se pelo bairro polos de saúde (que antes se concentravam no Centro de Teresina) bares e restaurantes, escritórios e lojas. Nota-se ao observar tais construções, que a maioria passou por processos de reformas, preservando ou modificando totalmente as características das antigas residências a qual ocupavam. É nesse novo contexto de transformação do Bairro Ininga que se insere este trabalho.


ANÁLISE INSTITUCIONAL


A edificação analisada se localiza na esquina das ruas Hugo Napoleão e Senador Joaquim Pires. Tem apenas um pavimento e não é muito imponente, pela simplicidade conceitual e a presença das linhas retas da arquitetura contemporânea. Portanto apesar de ser um edifício comercial num bairro predominantemente residencial, não há muita discrepância do entorno. O que mais dá destaque à obra é a vitrine de exposição dos produtos da loja e o tom escuro usado na fachada.
Certamente a loja tem uma boa visualização por pessoas que moram ou passam pelas vias de acesso do bairro, já que a rua Senador Joaquim Pires liga duas importantes avenidas da cidade (N.S. de Fátima e Homero Castelo Branco).
No entorno existem algumas tipologias semelhantes a do Espaço Conceito, como a antiga Engecopi na Av. Nossa Senhora de Fátima, uma nova unidade da mesma loja na Av. Jockey e a loja de piso e revestimentos Empório Portobello na Av. Dom Severino.



LOCALIZAÇÃO

Mapa de localização. Edição: Cássio Duarte.


SOLUÇÃO ARQUITETÔNICA

A simplicidade conceitual e programática da Espaço Conceito se une a uma simplicidade estrutural. A loja possui formas simples e predominam as linhas retas, com exceções, em pequenas partes onde há discretas curvaturas. A parte que mais se destaca do restante do volume e que chama a atenção para a loja é a grande vitrine em forma de “J”. Usou-se vidro em larga escala para dar suavidade e “limpeza” no volume, principalmente nas fachadas. A utilização do vidro de acordo com sua orientação é inapropriada, pois eleva a temperatura no interior da loja, fazendo-se necessário o uso de ar-condicionado ligado durante todo o seu horário de funcionamento. O volume da loja, mesmo após a reforma, ainda possui características de uma residência, como o muro ao lado da entrada e na parte posterior. 


MATERIAL DE PROJETO
Planta baixa. Edição: Cássio Duarte
ANÁLISE VISUAL

Fotografia: Rafael Soares


Fotografia: Isadora Vieira

Fotografia: Rafael Soares

Fotografia: Rafael Soares

Croqui vetorizado. Autor: Rafael Soares










Nenhum comentário:

Postar um comentário