Quanto aos resultados obtidos pela atuação dos grupos de pesquisas “Amigos do Patrimônio” e “Modernidade Arquitetônica”, no trabalho de documentar a Arquitetura Piauiense, pode-se aqui listar alguns dos mais importantes destes, a saber:
1. A implantação do espaço físico apropriado no Centro de Tecnologia da UFPI, do Centro de documentação, que conta com equipamentos de multimídia conseguidos através da elaboração de projetos de captação de recursos junto às instituições de fomento (FAPEPI e CNPQ) e que fornecem aos alunos e pesquisadores dados sobre os acervos estudados foi uma grande conquista. Aberto ao público em geral, e com o trabalho de bolsistas remunerados e voluntários permite o acesso a todas as informações coletadas pelos grupos.
2. O material coletado que faz parte do acervo do Centro de Documentação são os documentos de projetos arquitetônicos, como plantas e fotografias de época e atuais sobre o patrimônio piauiense, além de entrevistas em vídeos com os personagens mais marcantes do cenário local. Neste primeiro momento, a cidade de Teresina vem sendo prioritária na pesquisa, devido a ser a capital e possuir um maior número de obras significativas, além da facilidade em se ter acesso ao material coletado.
3. Publicações realizadas: As fontes já foram suficientes e possibilitaram a produção de dois livros resultantes destas pesquisas. O primeiro, intitulado “Arquitetura piauiense”, e o segundo “Documentos da Arquitetura Moderna no Piauí”.
O livro “Arquitetura Piauiense” é resultado de pesquisas realizadas na área, composto de imagens desenhadas à mão por alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UFPI, e analisadas, resgatando o valor do acervo arquitetônico estadual. Trata- se de um trabalho de resgate do patrimônio cultural, sendo alvo desta proposta de educação patrimonial.
A idéia do livro foi de resgatar a produção arquitetônica piauiense através de desenhos, esboços e croquis realizados por alunos e ex-alunos da disciplina arquitetura brasileira 2, do curso de arquitetura e urbanismo do departamento de construção civil e arquitetura do centro de tecnologia da Universidade Federal do Piauí (DCCA/ CT/ UFPI) e que formam parte de um grupo de pesquisa intitulado “Amigos do patrimônio”.
Em um primeiro momento, foi realizada a série “Arquitetura em Teresina: 1852-2007” que teve uma tiragem de mil exemplares, e que rapidamente se esgotou, havendo sido distribuído em escolas, universidades e congressos nacionais. No ano de 2008, foi feita uma nova tiragem, com mais mil exemplares, da mesma série, que também realizou um trabalho de educação patrimonial, divulgando o acervo arquitetônico teresinense.
Ainda neste mesmo ano de 2008, foi produzida duas novas séries: “Arquitetura Piauiense” e “Perfis Urbanos” com a tiragem de mil exemplares por série, editados também, como todos os outros, pela Editora Gráfica da UFPI que procuraram ampliar o campo das pesquisas realizadas, trabalhando com vários municípios possuidores de acervo histórico/ arquitetônico.
Em 2009, a proposta foi condensar estas séries passadas em um volume único acrescido da produção ainda inédita da região norte piauiense, permitindo assim, que o investigador/ aluno/ professor possuam em mãos, um rico material gráfico que possa colaborar em suas investigações futuras mais profundas, referentes à arquitetura piauiense.
O trabalho foi inicialmente levantado através de registros fotográficos, selecionados e desenhados manualmente, procurando valorizar os detalhes arquitetônicos, e em seguida, analisados de forma a criar “pistas” para trabalhos futuros.
A segunda publicação trata-se do livro “Documentos de Arquitetura Moderna no Piauí” que foi resultado de investigações científicas realizadas na área de arquitetura, pelo grupo de pesquisa “Modernidade Arquitetônica”.
Utilizou como metodologia uma pauta de investigação aplicada no programa de doutorado em projetos arquitetônicos da ETSAB/UPC, Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha, que tem como ferramenta de trabalho, documentos gráficos projetuais (plantas, cortes e fachadas) e fotografias que possibilitam a análise do objeto/edifício.
O livro “Documentos de Arquitetura Moderna no Piauí” é composto de artigos publicados em anais de congressos sobre a arquitetura moderna teresinense e documentos inéditos como plantas, perspectivas, seções construtivas, fachadas, análises arquitetônicas de edifícios que utilizam a linguagem moderna no Estado do Piauí. É um trabalho precursor, pois por primeira vez, estas informações serão publicadas, divulgando o rico acervo arquitetônico/ cultural da capital piauiense, e que poderão servir de subsídios para pesquisas futuras na área.
Trata-se, pois, de um rico trabalho de resgate da memória arquitetônica piauiense, ainda tão pouco estudada e difundida. A qualidade alcançada da obra apresentada é fruto da dedicação de nossos incansáveis e empolgados colaboradores.
4. Outras ações realizadas: os grupos de pesquisa em arquitetura que atuam com a coleta, organização, análises e estudos vêm desenvolvendo uma série de ações na área de educação patrimonial da mais alta importância, procurando difundir a riqueza da cultura local, através da elaboração de artigos apresentados em congressos, seminários nacionais e internacionais; a criação de blogs que difundem virtualmente as informações, além de exposições itinerantes por todo o Estado, que levam visualmente para o público em geral, imagens e discussões sobre o patrimônio arquitetônico piauiense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário