quarta-feira, 13 de março de 2013

ESTUDO 01 - Edificação Habitacional | Ininga



DISCIPLINA: LEITURAS DA ARQUITETURA E DA CIDADE | CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO | CT | UFPI 
EQUIPE DE PESQUISA: BRUNA NEGREIROS | JÚNIOR AMORIM | KATHARYNNE NORRANA | LUIZA CARVALHO | MATHEUS CARVALHO
PROFESSORA ORIENTADORA Drª.: ALCÍLIA AFONSO | KAKI

     No intuito de atender à proposta de análise residencial da disciplina de Leituras da Arquitetura e da Cidade, ministrada pela professora Dra. Alcília Afonso, utilizou-se como objeto de estudo uma residência unifamiliar  localizada no bairro Ininga, pertencente ao entorno da Universidade Federal do Piauí.

O contato com o material projetual permitiu a análise das soluções arquitetônicas encontradas pela arquiteta para a implantação do volume no terreno e ainda, da distribuição do programa de necessidades pela residência. A entrevista com a proprietária proporcionou um estudo da função social da mesma.







  A residência também se destaca pelo design de interior. Logo ao entrar na casa o nosso olhar é conduzido a um importante elemento vazado, uma janela de 4,5 de altura, traz leveza e luminosidade ao ambiente de estar. Outro destaque no design é a escada que dá acesso ao andar superior, o granito São Gabriel faz um interessante jogo entre tons de cinza, branco e preto presentes no mobiliário da sala.


A cor da escada faz com que ela se torne um elemento pesado no ambiente, mas este peso é corrigido pelo longilíneo corrimão de aço inox, que lhe confere delicadeza, e pela ausência de paredes que sustentem a escada logo embaixo, o que dá uma ideia de leveza. 

Fora os próprios elementos construtivos, obras de arte (do pintor e arquiteto piauiense Elon Constantino) compõem o ambiente de forma harmônica. As obras, em sua maioria, são os pontos de cores presentes no ambiente da casa, portanto destacando-se. No teto lustres de cristal pedem delicadamente no teto branco, o traz ao ambiente mais requinte e sofisticação.

 A partir da análise do material de projeto, pode-se concluir que a solução do programa de necessidade resultou, no geral, do bom conhecimento por parte da arquiteta e, por conseguinte, em um projeto de boa qualidade.

A consideração de condicionantes, como a orientação solar e a direção dos ventos, levou à disposição dos cômodos de modo que as áreas íntimas, sociais e de serviço estivessem voltadas para o local que mais o favorecia. Além disso, o aproveitamento dos ventos nordeste e sudeste sugerem a preocupação com o microclima.

A qualidade dos materiais, tanto para a estrutura quando para o revestimento interno e externo, remetem à uma visão não só estética como também temporal (conservação).

Alguns aspectos negativos precisam, no entanto, ser pontuados. Os recuos estão esteticamente desproporcionais em relação à casa, o que transmite a sensação de que o terreno não suporta o volume e, dessa forma, deixa-os mais pesados do que realmente são, quando vistos como um todo.

Além disso, o muro e a área externa precisam ser melhor trabalhados. Aquele no intuito de exercer coerência com a residência e este, devido ao pouco aproveitamento do terreno e das limitadas áreas verdes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário