Perspectiva frontal. Fonte: Arquiteto Flávio Franco |
DISCIPLINA: LEITURAS DA ARQUITETURA E DA CIDADE | CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO | CT | UFPI
EQUIPE DE PESQUISA: AMANDA ALVES | CÂNDIDA BARBOSA | CÁSSIO DUARTE | ISADORA VIEIRA | MARILIA COELHO | RAFAEL SOARES
PROFESSORA ORIENTADORA Drª.: ALCÍLIA AFONSO | KAKI
LOCALIZAÇÃO
A residência de alto padrão está localizada no bairro Ininga, próximo à Avenida Homero Castelo Branco. De acordo com o mapa de zoneamento do município, ela está na Zona Residencial ZR3, caracterizada por ocupação de média densidade, em lotes de médio porte.
CRITÉRIOS DE QUALIDADE PROJETUAL
PAVIMENTO TÉRREO: A sala de estar/jantar está situada na parte frontal do térreo, para o oeste e na parede norte construiu-se um pergolado para controlar a luz. A área de lazer, composta por varanda gourmet, deck, bar molhado, piscina e laje impermeável está situada na parte posterior, para o leste. Para melhor aproveitamento do sol a área de lazer deveria ser voltada para o oeste. A área de serviço está voltada para o sudeste aproveitando seus ventos, mas como área molhada deveria aproveitar o sol do oeste.
PAVIMENTO SUPERIOR: Suíte do casal, voltada para o oeste, tem na sua parede oeste uma grande janela que causa um “efeito estufa” mantendo uma temperatura mais alta, possui uma varanda para o norte que aproveita os ventos do nordeste e se apropria do pergolado para controlar a luz do sol da tarde.
Duas suítes voltadas para o leste aproveitando o sol da manhã e mantendo uma temperatura amena em relação aos outros cômodos, suas janelas na parede leste aproveitam os ventos do nordeste e sudeste, porém os banheiros deveriam estar voltados para o oeste, pois são áreas molhadas.
SOLUÇÃO ARQUITETÔNICA
A casa apresenta, em sua composição formal, alguns elementos tipicamente modernos: volumes de geometria simples, valorização das linhas puras, presença de brises-soleis na fachada lateral, larga utilização do vidro e do concreto; e aliada a outros materiais clássicos como a madeira.
O volume de geometria simples utilizada em toda a casa poderia transmitir a impressão de um ‘’bloco pesado’’, porém a ampla utilização de portas e janelas de vidro, somadas a planta livre da estrutura utilizada no volume posterior da casa (próximo à piscina) e aos recuos sugerem uma leveza e harmonia na sua composição. Porém, pode-se perceber que em alguns aspectos a função foi deixada para segundo plano, favorecendo a estética da fachada. Isto é perceptível na escolha dos materiais das janelas da suíte master, do escritório e do quarto de hóspedes, que estão posicionadas para o poente, portanto, sendo a esquadria de vidro, o cômodo torna-se uma espécie de estufa.
Detalhe construtivo. Croqui vetorizado. Amanda Alves. 2013 |
MATERIAIS CONSTRUTIVOS E TECTÔNICA
Em uma área da cobertura da casa e no bar molhado a laje é impermeabilizada, em outra parte da casa foi utilizada telha metálica de inclinação 5% e em outra se utilizou telha cerâmica de inclinação 30%. Recorreu-se a dois tipos de telhado, pois a telha metálica não é aparente (platibanda) e de fácil manuseio em comparação a telha de cerâmica. O telhado cerâmico foi escolhido para dar maior leveza e aconchego, já que este telhado é visto por quem se encontra embaixo dele e no pavimento superior. Para o escoamento de águas pluviais utilizou-se calha impermeabilizada.
O material de construção usado nas esquadrias foram os seguintes: os basculantes são de alumínio e vidro; algumas portas são de madeira e outras de alumínio e vidro, sendo de correr ou de abrir; há portões de alumínio e outros de ferro; e as janelas de alumínio e vidro.
Nas fachadas os guarda-corpos são em vidro temperado com perfil em alumínio branco; nas paredes predomina a cor Branco Neve Coral, utilizando-se textura classic em algumas partes e em outras o acabamento liso, também foi utilizada as cores Gélido Coral e Pedra Quintal Coral; a churrasqueira foi construída com tijolo refratário; na parede destacada do restante do volume e em grade parte da fachada frontal utilizou-se a cerâmica Pietra di firenze off white 30x60.
Planta baixa. Pavimento Térreo. Cássio Duarte. 2013 |
Planta baixa. Pavimento Superior. Cássio Duarte. 2013 |
Perspectiva lateral. Fonte: Arquiteto Flávio Franco |