segunda-feira, 25 de abril de 2011

Novo projeto de extensão em Arquitetura/ PROEXT 2010

“ Assistência técnica para elaboração de projetos arquitetônicos de tipologias habitacionais de interesse social para a cidade de Teresina” 
 APOIO: MEC/ SESU/ Ministério das Cidades/ UFPI


Equipe Técnica

Coordenador: Prof. Dra.Alcilia Afonso (Kaki)
                      10h/semanais:40h/mensais/480h/anuais

Colaborador:Prof.Ms.Sandra Selma saraiva
                   10h/semanais:40h/mensais/480h/anuais

Bolsistas: Priscila Meneses.Curso de Arquitetura e Urbanismo.UFPI
            20h/semanais:80h/mensais/960h/anuais

          Thábata Duarte.Curso de Arquitetura e Urbanismo.UFPI
           20h/semanais:80h/mensais/960h/anuais

Voluntários : Todos alunos que queiram participar,nos procurem no CT/ UFPI

Objeto do Projeto
 
A proposta apresentada pretende desenvolver dez (10) projetos arquitetônicos de  tipologias residenciais unifamiliares para assistência técnica de HIS  para comunidades assentadas precariamente  na cidade de Teresina.

Palavras-Chave:
habitação de interesse social, tipologias habitacionais, assistência técnica



Justificativa

1. Propostas existentes são desprovidas de soluções mais humanas, sustentáveis, engajadas com os conceitos contemporâneos de sustentabilidade.

2. Nos vários programas existentes em nível municipal, não existe uma proposta voltada para as questões mais amplas de sustentabilidade, e uma melhoria, de  fato, na qualidade de vida dos habitantes dos conjuntos habitacionais: as  instituições não inovam, e apenas repetem um padrão de habitação unifamiliar, um “modelo”, desvinculado dos aspectos sócio-culturais e geográficos locais. 

3. Referente às tipologias arquitetônicas existentes, que 41,5% das casas, utilizam tijolos e telhas cerâmicas, sendo 38,5% das casas em taipa de pau a pique e cobertura de palha, denotando a influência do meio ambiente local 

4. Teresina apresenta um déficit habitacional quantitativo (Fundação João Pinheiro/ SNH/ Mcidades, ano base: 2000) em números absolutos totalizados em 60.232 unidades, sendo 51.145 unidades na área urbana e 9.087 unidades na área rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário